quarta-feira, 22 de novembro de 2017

SUICÍDIO ENTRE OS JOVENS NO BRASIL

Anderson Paiva
Ariane Pascoal
Luana Araújo
Luiza Almeida
Maelí Santos
Tamires Almeida
Orientador: Yuri Oliveira


Resumo: Nesse trabalho, vamos explicar o que realmente é o suicídio, expor alguns motivos que levam uma pessoa a se suicidar. E mostrar que para tudo tem um jeito que se suicidar não é a solução correta. Buscamos conhecimentos sobre o tema, fizemos pesquisas e analisamos diversas opiniões sobre o assunto. Nosso foco principal é aconselhar os jovens brasileiros, não só a juventude, mas toda a população que necessitam de ajuda vamos mostrar algumas prevenções para combater a depressão que é uma doença mental que influencia a pessoa a destruir sua própria vida, e demonstrar de Várias formas que mesmo a vida sendo injusta ás vezes, vale apena lutar pelos nossos objetivos, e a busca da realização dos nossos sonhos.

Palavras-chave: suicídio. depressão.motivos.conscientização.jovens.
 
Abstract: 
In this work, we will explain what suicide really is, expose some reasons that lead a person to commit suicide. And to show that there is a way for everything to commit suicide is not the right solution. We searched for knowledge on the subject, did research and analyzed various opinions on the subject. Our main focus is to advise young Brazilians, not only the youth, but the entire population who need help, we will show some preventions to combat depression which is a mental illness that influences the person to destroy his own life, and demonstrate in various ways that even life being unfair at times, it is only worth fighting for our goals, and the pursuit of the fulfillment of our dreams.
 
 
Key Word: suicide. depression.motivations.consciousness.benefits.


O tema vai ser tratado de maneira objetiva, ou seja, demonstrando que devemos ter mais atenção com esse assunto, deixando bem claro as possibilidades de uma pessoa cometer o suicídio. E conscientizando a população que temos o papel de ter empatia pelo nosso próximo, vamos demonstrar alguns problemas que leva um individuo a tirar sua própria vida, precisamos alertar os pais e responsáveis, que o suicídio pode acontecer com qualquer um. O principal alvo desse artigo é os jovens, pois a taxa de suicídio entre os jovens esta crescendo absurdamente, então não podemos deixar que outro jovem venha pegar de exemplo esse ato horrível para a sua vida. É tempo de buscar soluções, ajudas psiquiatras, buscar ajudas de pessoas experientes, bem vividas, que podem realmente ajudar essa geração que a cada dia esta se destruindo aos poucos.
A nossa sociedade anda muito dispersa por esse motivo, de maneira nenhuma podemos deixar esse assunto morrer todo dia é dia de buscar conhecimentos, buscar sabedoria para poder servir de apoio para alguém. Cada um tem seu próprio entendimento sobre o tema suicídio, mas vamos detalhar cada conhecimento que adquirimos nesse período de estudo, para abrir a mente de pessoas que não tem conhecimento sobre o suicídio. E mostrar que tem muito mais coisas envolvidas em uma morte causada pela própria vitima. 

O que é suicídio?
Suicídio é um assunto bastante delicado, por esse motivo diversas pessoas ficam com receio de comentar. Mas de maneira alguma podemos deixar de lado esse assunto, e nem fechar os olhos para a nossa realidade. Quando falamos de suicídio não estamos apenas relatando só que uma pessoa tirou sua própria vida, vai mais além que isso não é só mais um cadáver, tem mais coisas envolvidas, por exemplo, aquele individuo que se suicidou provavelmente ele tinha uma família, tinha amigos, poderia já ate ter filhos.
 Então não podemos esquecer que através dessa tragédia uma família foi destruída, laços amorosos foram quebrados, aquelas pessoas que ficaram vivas a parti daquele momento vão sofrer pelo acontecido, a tristeza vai começar a fazer morada no coração de cada parente, de todos os amigos e de cada pessoa que conhecia ou admirava a vitima. O suicídio é analisado de várias formas, cada um tem os seus conceitos sobre esse assunto, mas o importante é que nós venhamos entender que não é a solução dos nossos problemas.

O que leva uma pessoa a se suicidar?
Sabemos que todos os dias têm vários casos de tentativas de suicídios. Mas o que leva uma pessoa a se suicidar? Tudo começa com pensamentos que leva a possibilidade de cometer suicídio, logo após vem as idéias autodestrutivas não fatais, ou seja, a vitima começa a se destruir aos poucos em cada oportunidade que surgi. A maioria das vezes a vitima imagina que se matando iria acabar com os seus sofrimentos, mas pelo contrário ali ele ou ela está interrompendo uma longa jornada que a vida podia proporcionar a cada um deles.
Uma pessoa não decide se matar por diversão atrás dessa situação existe vários problemas emocionais, familiares, socioeconômico, dificuldade financeira, e diversos outros motivos envolvidos. Todos têm os seus próprios motivos para cometer esse ato horrível, a depressão é conhecida como o principal motivo, que conduz uma pessoa á se suicidar, o sofrimento e os sentimentos ruins a cada dia vão crescendo na vitima causando desequilíbrios mentais, frustrações, raiva de si mesmo e etc. Sabemos que a família é a base de tudo, é ela que tem o papel de apoiar, de ensinar e de ajudar nas horas difíceis, porém infelizmente a família não exerce mais o seu papel, hoje em dia é raro de se ver uma família que da um bom exemplo, então todos esses fatos influencia alguém a suicídio.

Não existem mais conversas entre pais e filhos, não existe mais um bom conselho que irar ajudar a tirar um depressivo do fundo do poço. Os jovens são os mais atingidos, pois ainda não tem pensamentos concretos, são sensíveis, carente de atenção, necessitam de amor paternal e maternal, precisam de bons amigos, enfim, são vulneráveis as coisas ruins desse mundo perverso. Por muitas vezes não tem um relacionamento bom com a família ou com a sociedade, acabam se isolando, se afastando totalmente das pessoas, começam a achar que a vida não tem sentindo e que a melhor coisa a se fazer é tirar a sua própria vida, alguns não aceitam a aparência que tem, não aceitam suas origens e cada motivo desse leva os jovens há ter pensamentos suicidas. Não é apenas jovens que podem cometer essa tragédia e sim todos nós, pois somos humanos, fracos e imperfeitos.
Quantos jovens têm problemas de obesidade, mentais e com sua autoestima e não são respeitados, são insultados, são vitimas de bullying e do preconceito. Há pouco tempo atrás surgiu um jogo chamado “baleia azul” que levou a população ao desespero, pois muitos jovens e adultos participaram desse jogo e saíram sem vida, muitos já tinham intenção de se matar, já outros entraram por curiosidade de conhecer o jogo e tiveram que pagar com sua própria vida. Foi preciso surgir um jogo suicida para alertar a sociedade que o suicídio é real que não é um drama para apenas chamar atenção, e pode acontecer com qualquer pessoa.

O que podemos fazer para ajuda-lá?
Os jovens brasileiros são os mais atingidos, pois são adolescentes carentes de atenção. A população brasileira é uma população que está mais voltada à condição financeira e muitas vezes esquecem-se dos seus filhos, esquecem que são pais e precisam dar atenção. Os jovens têm que ser guiados por pessoas experientes, pessoas que tem entendimento e sabem lidar com situações difíceis. Pelo fato dos filhos não acharem apoio da família, acabam indo buscar apoio em relacionamentos fracassados, amizades que muitas vezes acabam levando para o mau caminho, usam drogas para tentar esquecer as dores da alma, se destroem a cada dia e os responsáveis deles às vezes nem percebem o que esta acontecendo dentro da própria casa.
As meninas precisam de conselhos maternos, pois a mãe precisa ensinar a filha a lidar com as paixões que viram com as ilusões da vida, toda mulher tem um sonho de casar de achar um homem que há complete e quando não encontram o mundo delas desabam ai vem o desejo de sumir, de se matar, com os meninos também não é diferente eles se iludem com coisas desse mundo, se frustram, sofrem e quando não tem um pai presente, uma família estruturada, os pensamentos deles são de que a vida não presta e não tem valor algum, vamos se matar, vamos nos destruir mesmo, ninguém vai ligar mesmo.

O mundo esta indo de mal a pior, o preconceito tem aumentado, o bullying tem feito parte do dia a dia dos jovens, a falta de conhecimento leva algumas pessoas olhar a tentativa de suicídio como uma forma de chamar atenção, uma bobagem, mas não é verdade precisamos nos conscientizar que se trata de um problema de saúde publico que pode ser evitado. Muitas vezes não percebemos que a vitima esta pedindo ajuda, que esta precisando de uma palavra de animo, um incentivo para voltar a acreditar na vida, precisamos está atentos aos sinais que passam pelos nossos olhos, tem pessoas gritando por socorro e não estamos percebendo. Nas regiões rurais a maioria das vezes o suicídio é cometido através de envenenamento, pois são lugares que a facilidade de achar venenos é muito grande. Os psicólogos, psicanalistas e outros profissionais que exerce na área emocional, têm uma responsabilidade muito grande, pois através de uma consulta eles podem salvar muitas vidas.
Temos a campanha de setembro amarelo, uma campanha solidaria que tem o objetivo de tentar conscientizar a todos há todos sobre o suicídio, quanta pessoa só lembra-se do suicídio no mês de setembro, mas o suicídio esta presente todos os dias, diversos casos de morte suicida na nossa cidade, ate mesmo em nosso bairro, vamos acordar Brasil, vamos influenciar os jovens perdidos para o caminho do bem, o mundo pode ter muitas coisas ruins, porem ainda tem muita coisa boa, vamos aproveitar a chance que Deus nos deu, nos criou com tanto amor não podemos deixar que os problemas do dia a dia nos destrua por dentro, precisamos ter fé que um belo futuro nos espera, se ver uma pessoa triste devemos dar uma palavra de conforto, dizer que mesmo a vida sendo injusta às vezes ainda existe esperança de dias melhores, o importante é não desistir, lutar todos os dias, mesmo com dificuldades, tristezas e angustias. Se não consegue prosseguir grite por socorro, pois Deus enviara uma pessoa sabia para te ajudar, vamos pensar positivo e dizer não ao suicido.


Conclusão:
Com tudo que já foi dito sobre o suicídio a partir de hoje a população possa dá mais crédito a esse assunto, pois vidas estão indo embora por falta de ajuda. Que possamos buscar a cada dia entendimento e sabedoria para estender a mão para aqueles que precisam, vamos fazer a diferença nesse mundo que todos querem ser iguais. Sabemos que não existe prevenção para o suicídio, porém para as doenças mentais e desequilíbrios emocionais existe sim uma solução. Então podemos salvar uma vida, não podemos deixar que o suicídio se torne algo normal, que pessoas tirem suas próprias vidas e nós ficarmos de braços cruzados, pelo contrário vamos combater um bom combate é ter esperança que não é a morte que vai marcar nossa geração e sim o desejo de viver aproveitando cada momento que Deus nos deu.

Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário