sexta-feira, 24 de novembro de 2017

OS MOVIMENTOS DOS NEGROS NOS ESTADOS UNIDOS NA DÉCADA DE 60 E OS ATUAIS CONFLITOS EM CHARLOTTESVILLE


Bruno Matheus
Camila Silva
Geisiele Cristina
Graziele Ferreira
Josué Eduardo
Maria Emília


Resumo


Este artigo visa apresentar a luta dos negros por direitos iguais,seu principais líderes como Martin Luther King,Rosa Parks e Malcolm X sofreram discriminação e decidiram crias movimentos para o fim da segregação racial,para os negros ter pelo menos o direito a saúde,segurança e educação.Podemos também citar o Partido os Panteras Negra.O marco que iniciou esses movimentos aconteceu no Sul eminente racista do país,na cidade de Montgomery, estado do Alabama, em 1 de dezembro de 1955,quando uma costureira negra com o nome de Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar no ônibus para um homem branco,prática obrigatória de acordo com as leis segregacionistas do estado.Com isso se tornou uma das principais líderes juntamente com Malcolm X e Martin Luther King Jr e infelizmente perseguição contra os negros volta em pleno século XXI,como aconteceu em Charlottesville que acabou deixando 19 feridos e uma mulher morta.


  Palavras-chave:Luta. Negros. Charlottesville. Líderes.




Abstract



 This article aims to present the struggle of blacks for equal rights, their main leaders such as Martin Luther King, Rosa Parks and Malcolm X suffered discrimination and decided to create movements for the end of racial segregation, for blacks to have at least the right to health, safety and education. We can also cite the Black Panthers Party. The milestone that began these moves was in the country's eminently racist South in the town of Montgomery, Alabama, on December 1, 1955, when a black seamstress named Rosa Parks refused to relinquish her seat on the bus to a white man, mandatory practice under the state's segregation laws. With this she became a leading leader along with Malcolm X and Marthin Luther King Jr and unfortunately persecution against the blacks back in the 21st century, as happened in Charlottesville that ended up leaving 19 injured and a dead woman.


Key Words: Fight. Black. Charlottesville. Leaders

 
A luta pelos direitos civis teve vários focos,tinha aqueles que preferia uma manifestação calma e pacífica e aqueles que optavam pela luta  com armas e a criação de um Estado negro separatista.Esse movimentos negros que apoiaram essa luta procuravam modificar os direitos que os brancos tinham e os negros não.Esses movimentos não estavam ligados somente aos negros,mas também a sexualidade e ao comportamento cultural,entre os movimentos os movimentos pelos direitos civis dos negros, um dos pioneiros e mais expressivos foi a Conferência da Liberdade Cristã do Sul que teve como organizador Martin Luther King Jr,essas lutas tinha como objetivos garantir os direitos iguais independentemente de sexo,cor ou religião.Os estados do sul tinham como principal base a Econômica os plantation com o trabalho escravo já os países do Norte era predominante as indústrias e Agricultura com Trabalhadores remunerados.

A guerra civil americana ocorreu entre 1861 e 1865 e foi travada pelos Estados do Norte comandados por Abraham Lincoln contra os confederados do estado do Sul ou sulistas.


Quais foram esses movimentos e quais eram os seus objetivos?



A Marcha sobre Washington: Aconteceu em agosto de 1963,milhões de manifestantes, negros e brancos, se reuniram na capital do país para um dia de discursos, protestos e cantos a favor da igualdade dos direitos civis para todos os cidadãos, que foi organizado por Martin Luther King, Bayard Rustin e Phillip Randolph.

 Selma e o Direito de Voto:Martin Luther King comandou passeatas e manifestações na cidade de Selma, no Alabama, para o direito do voto de cidadãos negros,em oposição ao chefe de polícia da cidade, Jim Clark. Martin e centenas de manifestantes foram presos, mas as manifestações continuaram e acabaram em violência por toda a cidade, com a morte de uma manifestante pela polícia.As cenas causaram a mesma indignação dos fatos ocorridos no Mississippi no ano anterior e permitiram ao Presidente Johnson conseguir aprovar junto ao Congresso a Lei do Direito de Voto em 1965.

 O Black Power e os Panteras Negras:O movimento pelos direitos civis começava a encarar a violência através da violência. Os jovens que eram integrantes do Black Power passaram a mostrar seu orgulho de pertencer à raça negra ganhando maior identidade cultural,expressando seus sentimentos, usando vestimentas coloridas e cabelos no que chamavam de estilo afro, inspirados nas tribos da África.O entusiasmo para combater o racismo,o desrespeito e a violência branca da mesma forma, cada vez maior, acabou resultando na organização que era muito conhecida conhecida como "Panteras Negras”, um pequeno partido político criado em Oakland, Califórnia, estavam dispostos a conseguir a igualdade racial e política “por quaisquer meios”, seguidores ideológicos do  ativista Malcolm X. Sua vestimenta padrão, de casacos negros de couro, boinas negras, camisas azuis e cabelos afro,fez parte da paisagem política e policial americana junto com sua saudação de punho levantado, até o meio dos anos 70, sempre ligada a métodos muito agressivos de protestos e vingança.Todos os seus mais conhecidos líderes como Huey Newton, Bobby Seale e Angela Davis acabaram presos e relegados à obscuridade, devido às ações repressivas do governo do republicano Richard Nixon.



Seus principais Líderes.


 Martin Luther King:Foi um ativista norte-americano que lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes Líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Em 1954,Martin Luther King assumiu a função de pastor,no estado do Alabama,local onde ocorriam os maiores conflitos raciais do país.Começou sua luta liderando um movimento contra a segregação nos ônibus,após a prisão de Rosa Parks,suas campanhas era baseadas na não violência,conseguiu liberar o acesso de negros a locais públicos como parques e bibliotecas,sua luta se estendeu também a Guerra de Vietnã e infelizmente teve sua trajetória interrompida aos 39 anos,quando levou um tiro enquanto descansava na sacada de um Hotel em Memphis,onde apoiava um movimento grevista dos lixeiros em 1968.

Rosa Parks:foi uma ativista norte americana que lutou pelos direitos civis dos negros e ficou conhecida por um ato que pode parecer simples,mas que em 1955 foi algo que chocou as pessoas do estado do Alabama onde Rosa Parks se nego a ceder seu lugar a um homem branco no ônibus(onde era normal o ato do negro sempre ceder seu lugar,pois o passageiro branco tinha preferência)e em 1960 Rosa Parks foi presa e algum tempo depois,ela que era apenas uma costureira veio a se tornar um nome conhecido para a história do EUA.

Malcolm X: foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-americana, de inspiração separatista. Defensor dos direitos dos afro-americanos, conseguiu mobilizar brancos e negros na conscientização sobre os crimes cometidos contra a população afro-americana.Malcolm fundou um jornal chamado “Muhammad Fala” que levou revistas mensais a darem reportagens de capa sobre os muçulmanos negros. Não demorou muito para que Malcolm fosse convidado para participar de mesas redondas de rádio, televisão e universidades, entre elas Harvard, para defender a Nação do Islã, enfrentando intelectuais negros e brancos.

Malcolm X conduziu uma parte do movimento negro nas décadas de 50 e 60, defendendo três pontos fundamentais:O islamismo,a violência como método para autodefesa e o socialismo.


Por que ressurge movimentos racistas no século XXI?


O racismo no Estados Unidos tem sido um grande problema no país por conta da desigualdade de direitos pois nos Estados Unidos privilégios eram dados para estadunidenses brancos em quanto esses mesmo privilégios não eram dados para os afro-americano, asiáticos-americanos, nativos- americanos e latinos eles só abriram uma exceção apenas para os estadunidense europeus que ganharam direito ao voto, educação e imigração.


Mas o racismo nos Estados Unidos é bem preocupante por conta dos estadunidense brancos de classe média alta que se acham superiores aos negros e isso é o causador de vários ataques racistas e até mesmo exclusão ética da sociedade.

O racismo no Brasil ainda é uma coisa que preocupa mesmo que a gente esteja em pleno século XXI as pessoas ainda se mostram intolerantes as culturas e ao jeito do próximo por isso que acontece a violência e as discussões.
É lamentável termos que presenciar todos os dias pessoas fazendo comentários totalmente racista e não respeitando o próximo por conta da cor da pele ou até mesmo pelo fato de ter um cabelo diferente ou se vestir diferente.


Vivemos em um pais racista onde a cor da pele fala mais auto do que o caráter e isso não vai acabar enquanto as pessoas não entenderem que ninguém é igual e a gente tem que aprender a viver com as diferenças das pessoas.

Um exemplo de ataque racista é o que aconteceu em Charlottesville,em agosto de 2017 houve um grande acontecimento na cidade localizada na Virgínia chamada Charlottesville, que acabou tomando conta da mídia, foi o então protesto organizado pela extrema esquerda americana, o protesto tinha até então o intuito de " unir a direita ", toda a confusão começou a partir do momento em que um estudante de uma universidade, sugeriu que a estátua do general Lee fosse retirada, pois ele era o comandante dos confederados na guerra civil Americana, segundo o estudante a estátua era de grande ofensa aos negros já que naquele tempo a escravidão era exercida ainda e os confederados defendiam tal prática.


O então intitulado " o nacionalista branco" Jason Kessler, acabou organizando um protesto para não haver a retirada da estátua do general, pois segundo Jason, não era cabível que os heróis brancos fossem apagados. Kessler conseguiu uma autorização da prefeitura depois de muito esforço, com a chegada dessa notícia grupos contrários ao objetivo de Kessler, que se chamam " United the rigth " que são os  " Antifa " um grupo extremamente violento, que acabou promovendo a violência junto a muitos outros grupos, deixando vários e feridos e uma pessoa morta, não se sabe até então, quem foi o indivíduo que atropelou uma das pessoas do protesto que acabou indo a óbito.


Conclusão

Nesse artigo vimos que nos Estados Unidos na década de 60 os negros eram bastante discriminados e não tinha o mesmo direito que os brancos,com essa luta pelos direitos civis conseguiram reverter essa situação,podemos perceber pelo primeiro presidente negro dos Estados Unidos,Barack Obama.

Os conflitos raciais que infelizmente ainda acontecem no século XXI,representa uma sociedade dividida em dois:o branco com muitas vantagens e o negro que tem que ser submisso a várias formas de violência física,mental e simbólica. A brutalidade dos racistas e da polícia é o que representa essa desigualdade condições,que se apresenta em todos os princípios sociais.


Referências


http://alunosonline.uol.com.br/historia/luta-pelos-direitos-civis-dos-negros-nos-estados-unidos.html


http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/medio/o-racismo-nos-estados-unidos/

http://escolakids.uol.com.br/a-luta-pelos-direitos-civis-dos-negros-nos-estados-unidos.htm


http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historia-america/segregacao-racial-nos-estados-unidos.htm


https://educação.uol.com.br/biografia/malcom-x.htm


https://www.infoescola.com/biografias/rosa-parks/


http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/manifestacao-charlottesville-questao-racial-nos-estados-unidos.htm

https://mundoestranho.abril.com.br/historia/quem-foram-os-panteras-negras/


https://www.infoescola.com/curiosidades/panteras-negras/


https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/12/internacional/1502553163_703843.html


http://escolakids.uol.com.br/segregacao-racial-nos-estados-unidos.htm


https://www.ebiografia.com/martin_luther_king/

Nenhum comentário:

Postar um comentário